Em 1990, quando comandava a EPTm no Porto, o então Cor Eng Tm Luiz Miguel Alcide d’Oliveira, a solicitação de alguns oficiais de Tm, compôs uma marcha militar destinada a ser o Hino das Transmissões. Orquestrada pelo TCor CBMus Armandino Silva, foi apresentada ao vivo no passado dia 17SET durante as cerimónias comemorativas do dia do RTm, por iniciativa do MGen Xavier Matias, com enorme sucesso. O TGen Alcide d’Oliveira que é, também, um homem de cultura – pintor, escritor e compositor – é o autor de diversos quadros bem conhecidos no meio militar, como por ex. “A prova do rancho” e um notável retratista, e foi também o compositor da Marcha da Academia Militar, tendo na sua juventude composto diversas obras ligeiras, algumas das quais foram sucesso na interpretração de artistas como Thilo Krassman, Raul Solnado, Carlos do Carmo, João Maria Tudela e outros.
Segue pelo espaço fora,
A mensagem vai chegar
As ondas do mar d’outrora,
São hoje as ondas do ar
Brilham os raios d’Aurora,
Num castelo a cintilar
A mensagem não demora,
Ninguém a pode parar
Corre lesto, mensageiro,
Entre o troar dos canhões
Tem que ser sempre o primeiro,
Pela Pátria e pelas Transmissões
Se quiser conhecer a Partitura, clique em: Hino das Transmissões
Se quiser ouvir o nosso Hino, clique na imagem abaixo:
Na festa do Dia do Regimento de Transmissões tive o prazer de, pela primeira vez, ouvir o Hino das Transmissões e bem cantado. Dado que o hino alia uma música bonita a um texto coerente ligado à tradição do mensageiro Arcanjo S Gabriel, está naturalmente destinado a ter merecido sucesso e a continuar a ser utilizado, a partir de agora, com redobrado vigor
Estão de parabéns o TGen Alcide de Oliveira, inspirado autor da música e da letra do Hino, o TCor Armandino da Silva, que o orquestrou, bem como a Banda Militar, que dirige e que o interpretou.
De salientar que todo este processo de apresentação pública do Hino foi impulsionado pelo MGen Xavier Matias, a quem igualmente se deve a sugestão da sua apresentação no Blogue, para a sua divulgação, e que, naturalmente, o Cor José Canavilhas prontamente concretizou.
Pessoalmente atribuo a maior importancia, para o Blogue, a esta participação do M Gen Xavier Matias por constituir um exemplo para os quadros da Arma no serviço ativo. cuja articipação no Blogue ainda é muito reduzida.