
Autor : Major-General DARIO CARREIRA
O Jornal do Exército de janeiro/fevereiro de 2025, na rubrica “EM FOCO”, publicou um artigo do MGen Dario Carreia, da Arma de Transmissões, sobre a importância da Inteligência Artificial (IA) nas operações militares terrestres, destacando como as tecnologias de dupla utilização estão se tornando essenciais. Embora a IA possa otimizar tarefas e reduzir a carga de trabalho humano, também levanta preocupações sobre o uso em sistemas autônomos letais, apresentando riscos emergentes.
O documento aborda a evolução da tecnologia nas operações militares, destacando conceitos como guerra centrada em rede, inteligência artificial em operações terrestres e ciber-resiliência. Também discute a autonomia das armas letais, a situação em Portugal, na União Europeia e na NATO, e conclui que, apesar das perceções sobre sistemas autônomos na guerra da Ucrânia, a maioria dos UAV’s é operada remotamente por humanos, enfatizando que as decisões ainda dependem da intervenção humana.
JE-746-A-Relevancia-da-IA-nas-Operacoes-Militares-TerrestresPode fazer o download do artigo em “Publicações de Transmissões“
Síntese Biográfica do Autor
O seu autor é “Master of Science” em Engenharia e auditor de Defesa Nacional. Desempenhou diversos cargos nas Transmissões em que se destaca: Comandante da Escola Prática de Transmissões; desenvolveu e liderou projetos I&D no Exército/FAs e NATO; Jogos de Guerra/VIGRESTE; Sistema de informação de Comando e Controlo do Exército (SICCE). Foi professor na Academia Militar, nas Universidades dos Açores e na Portucalense. Atualmente é professor na Universidade da Maia e Vice-diretor do Centro de Estudos e Investigação em Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem artigos publicados em revistas, algumas científicas: JE, RISTI, Mastil, Ingenium, Springer, MIP.