A deslocação da CHT a Elvas, realizada no passado dia 18 de Outubro, destinou-se a visitar o Museu Militar e a cidade, incluindo naquele o espaço destinado a instalar o futuro Núcleo de Transmissões, o que foi amplamente conseguido, como fazia prever, em todos os seus aspetos, a cuidada preparação do MGen Pena Madeira.
A visita beneficiou do empenhado apoio do Museu Militar de Elvas, particularmente do seu Diretor, Cor Varandas, e do seu Subdiretor, TCor Ribeiro, e nela participaram 15 elementos da CHT, entre os quais o seu presidente, general Garcia dos Santos.
A visita ao Museu Militar teve a particularidade de ser altamente valorizada pela brilhante visita guiada que nos proporcionou o TCor Ribeiro às 3 coleções abertas ao público (arreios, material do Serviço de Saúde e material de Artilharia).
Embora se trate de coleções expostas segundo critérios bastante diferentes do que a CHT usa nas suas áreas museológicas, onde o fator histórico tem um papel preponderante, considera-se que com a visita ao Museu Militar de Elvas a Comissão ganhou importantes ensinamentos, a ter em conta no grande desafio que constitui a sua participação na criação do Núcleo de Transmissões em Elvas e também na Coleção Visitável do RT em curso.
A visita a Elvas, também conduzida pelo TCor Ribeiro, proporcionou à CHT contactar com a riqueza monumental da cidade, classificada recentemente pela UNESCO como património da humanidade, na qual nos permitimos destacar o percurso urbano, o castelo, o majestoso aqueduto da Amoreira e, por ultimo, a impressionante fortaleza da Graça, de enorme extensão.
O Forte da Graça impressionou a Comissão por se tratar de um exemplar riquíssimo de fortaleza abaluartada, que infelizmente se encontra num lamentável estado de abandono.
Não cabendo neste Blogue uma descrição da visita à cidade ou ao Museu, limitamo-nos a assinalar três pontos importantes:
- A qualidade das coleções expostas no Museu é merecedora de uma visita e constitui um desafio para o Núcleo de Transmissões a instalar.
- O entusiasmo e o rigor dos conhecimentos museológicos que o TCor Ribeiro nos transmitiu durante toda a visita, constituíram ensinamentos importantes para a CHT nessa área.
- A visita à cidade foi extremamente interessante, apesar do tempo chuvoso, ficando clara para todos os presentes a mais que justificável classificação da UNESCO.
Por ultimo, os nossos agradecimentos aos nossos incansáveis anfitriões por esta agradável e utilíssima visita ao Museu e à bonita cidade de Elvas.
Dado o interesse que suscitou na CHT esta visita a Elvas aconselho a quem quiser aprofundar o seu conhecimento, nomeadamente quanto à problemática da preparação do extenso dossier para a candidatura a património da humanidade, bem como o problema da recuperação do forte da Graça, aconselho a audição do programa radiofónico “Encontros com o Património” transmitido pela TSF no passado domingo, dia 18 de Novembro, disponibilizado na Net no site da rádio TSF