‘Post’ do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:
Das Minhas Memórias Militares
(Entre 1970 e 1983)
Este trabalho do general Pereira Pinto (ver sob História das Tm/Depoimentos) foi terminado em Fevereiro de 2009.
Constitui um documento notável, que foi executado depois de ter lido o livro “As Transmissões Militares da Guerra Peninsular ao 25 de Abril”, que foi lançado em Dezembro de 2008.
Há que referir que este texto foi feito por iniciativa do próprio.
A razão essencial que o levou a empreender o trabalho, que levou cerca de dois meses a completar e foi de sua completa iniciativa – foi procurar explicar a sua actuação no período de 1970 a 1983 , com um detalhe que o livro não podia ter.
A utilidade que considerava que o seu trabalho poderia ter era dar (mais um) contributo para um historiador (um autêntico historiador como ele diz) que viesse a tratar este período.
Julgo que conseguiu e penso que este trabalho será indispensável ter em conta numa nova edição do livro quando se vier a fazer.
Mas talvez a maior lição que este trabalho nos deu encontra-se nas Conclusões onde afirma o facto de lhe ser penoso escrever este trabalho, mas depois refere que “acabou por ter um prazer enorme em recordar a nossa luta por uma Arma mais válida, e ainda me chegou o perfume inebriante daqueles sonhos, que não apenas eu mas também um considerável grupo de nós, alimentámos e que, na maioria dos casos, levámos até à sua realização”.
Julgo que esta lição está a ser seguida pela maioria dos CHT, que aproveitam o nosso Blogue para relatar a sua vivência na Arma muitas vezes factor de mudança dentro do tal “sonho por uma Arma mais válida”.