Realizou-se, no dia 12 de maio de 2025, na Direção de Comunicações e Informação (DCI), em Lisboa, a Cerimónia de abertura do Estágio em Contexto Operacional de Trabalho do 52.º Curso de Formação de Sargentos de Transmissões, constituído por 05 alunos, 03 elementos do sexo masculino e 02 do sexo feminino, vindos da Escola das Armas (EA).

A cerimónia foi presidida pelo Diretor da DCI, Brigadeiro-General João Luís Albuquerque Barroso, que formalizou aos formandos as boas-vindas à DCI.

O estágio decorre na DCI, no período compreendido entre 12 de maio de 2025 e 9 de julho de 2025, período durante o qual, os alunos irão passar pela DCI, Centro de Transmissões do Exército e Centro de Guerra da Informação e Ciberdefesa do Exército.

O estágio visa a integração do estagiário em ambiente de trabalho e em funções relacionadas com a sua área de formação (Sistemas de Informação e Redes – SIR), a aplicação e a consolidação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades inerentes ao respetivo perfil profissional, bem como o desenvolvimento de novas aptidões e competências.

São objetivos específicos do estágio:

a) Aproximar o estagiário da realidade do exercício profissional da sua área de formação;

b) Executar atividades sob orientação, utilizando as técnicas, os equipamentos e os materiais que se integram nos processos e no funcionamento das Unidades de Destino de Estágio (UDE);

c) Aplicar os conhecimentos e saberes adquiridos às atividades práticas do respetivo perfil profissional;

d) Desenvolver rotinas, hábitos de trabalho e sentido de responsabilidade;

e) Desenvolver as competências técnicas e militares do estagiário, em contexto de trabalho, necessárias ao exercício das funções inerentes à categoria de Sargento.”