No dia 30 de Dezembro de 1994, cerca de uma semana após a chegada, teve lugar a cerimónia de recepção e condecoração do BTm 4 com a medalha de ouro de Serviços Distintos na parada do Regimento de Transmissões em Sapadores, Lisboa. A cerimónia foi presidida por Sua Exa. o Primeiro-Ministro, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva que impôs a condecoração no estandarte do Batalhão.

Assistiram o Ministro da Defesa Nacional, Dr. Fernando Nogueira, o General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante Fuzeta da Ponte, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Cerqueira Rocha e numerosas altas entidades civis e militares

Transcrição do texto da condecoração publicado no Diário de República, Portaria n.º 23/95 (2.ª série);

“Na sequência do processo de paz de Moçambique decidiu o Governo português associar-se ao esforço internacional desenvolvido através da ONU e fazer integrar nas forças da ONUMOZ, o Batalhão de Transmissões n.º 4.
Nesta fase de significativa alteração do sistema de relações internacionais, em que se pretende reafirmar o papel de Portugal no mundo, coincidindo com a reestruturação das Forças Armadas Portuguesas e nomeadamente do Exército, o envolvimento militar português com esta Unidade constituiu um notável esforço de organização, de equipamento e de preparação especificas que deve ser devidamente realçado.

De facto, houve que estruturar uma Unidade não orgânica do sistema de forças do Exército concebida em função de um ambiente operacional específico e no contexto de apoio a uma organização e a forças multinacionais cujo dispositivo cobria todo o território de Moçambique, obrigando a um significativo esforço de planeamento de estado-maior e, posteriormente, de levantamento e aprontamento do Batalhão.
O exemplar e digno comportamento individual e colectivo do pessoal e a qualidade dos serviços prestados pela Unidade ao longo de 20 meses, de Abril de 1993 a Dezembro de 1994, foram testemunhados e reconhecidos pelo comando da força, pelo Secretariado e outros órgãos das Nações Unidas, pelas forças militares dos países que integraram a ONUMOZ, pela população e autoridades de Moçambique.
A adaptação do Batalhão às inúmeras e complexas tarefas da sua importante missão e a forma como foram cumpridas é revelador de elevada capacidade de concepção e de extraordinário apuro técnico de execução, além de patentear um notável esforço organizativo, operacional, e logístico, quer nas operações em Moçambique quer no funcionamento do sistema logístico do Exército em sustentação da Unidade.
O Batalhão de Transmissões n.º 4 demonstrou elevado espírito de missão, prontidão e flexibilidade operacionais, fácil adaptação ao ambiente, grande competência técnica e sentido de disciplina, conseguindo à custa de assinalável empenho, que o produto final da sua acção se traduzisse não só no cabal cumprimento da missão que lhe fora atribuída, mas também em áreas tão importantes como:

  • O ajustado entendimento do conteúdo das Missões de Apoio à Paz no espaço de diálogo entre os elementos civis e militares da ONU, entre a população de Moçambique e a ONUMOZ, sendo de sublinhar a excelente ligação estabelecida com outras Unidades, nomeadamente da Argentina, da Itália e do Japão;
  • A demonstração viva da tradição de universalismo de Portugal, que soube transportar para as novas gerações de portugueses e moçambicanos a naturalidade da vivência fraterna dos dois povos;
  • A oportunidade de testar em ambiente operacional equipamentos de fabrico nacional, com recolha de informação técnica de elevado interesse para o desenvolvimento tecnológico e para a produção o industrial;
  • O sólido suporte de comunicações, não só às forças da ONUMOZ mas também à Polícia Civil das Nações Unidas, ao sistema de Observadores e ao apoio ao processo eleitoral moçambicano.

Verificando a excepcional nobreza de comportamento, a completa eficácia e brilhantismo técnico-profissional revelado, o excepcional sentido de missão e a perfeita compreensão dos superiores interesses nacionais considera-se que, os serviços prestados pelo BTm4, dos quais resultaram maior honra, lustre e prestígio para o Exército para as Forças Armadas e para o País, devem ser considerados muito relevantes, extraordinários e distintíssimos.

Nestes termos:

Manda o Governo, pelo Ministro da Defesa Nacional, ao abrigo do Art.º 31.º e de acordo com o Art.º 24.º, ambos do regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos o Batalhão de Transmissões n.0 4, prestando assim pública homenagem aos militares que de forma tão exemplar nele serviram.”


Desfile do BTm4, estandarte c/ a condecoração


Companhia de Transmissões 1