Este blogue tem a responsabilidade e o prazer de, a partir de hoje, começar a publicar uma extraordinária história de vida – a do Cor Engº Tm Manuel Cruz Fernandes, membro da CHT, hoje na reforma, mas conhecido e respeitado por muitos dos milhares de homens que passaram pela Arma de Transmissões nos últimos 50 anos e recordado por muitas gentes do nosso interior mais desfavorecido.
A propósito, consultar uma interessante reportagem recente da LUSA, no endereço:
http://www.25deabril.lusa.sapo.pt/capitao-cruz-fernandes-revisita-obras-do-mfa-em-montemuro/
A sua história, que ele dividiu em capítulos, desde um início desfavorável numa aldeola perdida do Alto Minho, na Serra Amarela, sistema montanhoso da Penêda-Gerês, até à sua notabilização como engenheiro militar competente e muito produtivo, será apresentada em postais sucessivos, excepto no que se refere aos últimos 4 capítulos, que serão agrupados, quer por terem menor extensão, quer por em conjunto versarem sobretudo dados curriculares ou mais pessoais.
Índice
Cap. I – Infância, adolescência e início de carreira
Cap. II – Missão em Moçambique
Cap. III – Dinamização cultural
Cap. IV – Missão em Macau
Cap. V – O meu Comando no RTm
Cap. VI – Guerra Electrónica, Processo de Paz de Moçambique e Presidência Portuguesa das CEE
Cap. VII – Cidadania
Cap. VIII – Contributos escritos ao longo da carreira
Cap. IX – Curriculum Vitae
Cap. X – Agradecimentos
P.S. Está também em preparação a história de vida de um outro bem conhecido militar de Tm, o Cor Man e Prof António Pena, que será apresentada depois do verão.
Do antecedente têm sido publicados neste Blogue, em Páginas Fixas (menus) – Depoimentos, os textos completos de importantes testemunhos de vários oficiais.
O presente post do Cor Canavilhas anuncia a publicação, em posts sucessivos, da “história de vida” do coronel Cruz Fernandes e, a partir de setembro, a do coronel António Pena.
A intenção parece ser a de dar maior visibilidade a estes testemunhos, o que espero seja conseguido, dada a importância que atribuo à notável obra realizada na Arma por qualquer destes oficiais.
Pela minha parte, procurarei acompanhar com o maior interesse esta louvável e exemplar iniciativa.
A tua História, MCF, é uma uma saga épica de um menino de rua, de um lugar sem nome, que se faz ao caminho, pisa mundos, vence dragões, aprende tudo o que há para aprender e faz tudo o que há para fazer.
Extraordinária História de Vida que contas, que encanta e que comove.
O meu respeito por tudo isto que fizeste, sendo menino, soldado e coronel.
Jorge Sales Golias
tenente-coronel
Tive o enorme prazer de ter sido um dos muitos que foram comandados pelo
SENHOR Coronel Cruz Fernandes. Nao me recordo se em Portugal ou em Nampula
mas seja como for, fico com muita saudadeb desse tempo e principalmente do Senhor Coronel. Um forte abraco e muita saude