No dia 15 de janeiro de 2025, no quartel de Sapadores (Lisboa), decorreu a Cerimónia de Tomada de Posse do Brigadeiro-General João Luís Cardoso Modesto Albuquerque Barroso, no cargo de Diretor de Comunicações e Informação (DCI) do Exército.

Esta cerimónia, realizada no gabinete do Diretor da DCI, foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e contou com a presença do Diretor de História e Cultura Militar, do Diretor Coordenador do Estado-Maior do Exército e do Diretor cessante da DCI, Brigadeiro Rui Bettencout, bem como dos comandantes e diretor das unidades na dependência hierárquica da DCI (Centros de Transmissões do Exército, de Guerra de Informação e Ciberespaço, e de Informação Geoespacial do Exército), bem como dos Oficiais, Sargentos e representação das Praças da DCI.
Como momentos marcantes desta cerimónia destacam-se a leitura e assinatura do Termo de Posse de Comando e a imposição do Escudo de Armas pelo Diretor cessante.
O Brigadeiro Albuquerque Barroso ingressou na Academia Militar em 1987 e foi promovido ao atual posto por deliberação de 31 de novembro do Conselho de Chefes de Estado-Maior, homologada pelo Decreto do Presidente da República n.º 09/2025, de 10 de janeiro.
Está habilitado com as licenciaturas em Ciências Militares na especialidade Transmissões, pela Academia Militar, e em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo Telecomunicações e Eletrónica, pelo Instituto Superior Técnico.
Das funções desempenhadas, destaca-se as seguintes:
- Comandante de Pelotão de Feixes Hertzianos na Companhia de Transmissões da Brigada Mecanizada;
- Chefe da Secção de Redes da Repartição de Redes e Pequenos Sistemas no Centro de Informática do Exército;
- Comandante da Companhia de Manutenção e Chefe do Centro de Gestão de Sistemas no Regimento de Transmissões;
- Chefe da Secção de Sistemas de Informação, Chefe da Repartição de Comunicações e Sistemas de Informação, Chefe do Departamento de Operações, Comunicações e Sistemas de Informação e Chefe da Repartição da Guerra da Informação, na Direção de Comunicações e Sistemas de Informação;
- Assessor para a área de Informática do EMGFA (Projeto 1) na Cooperação Técnico-Militar na República de Angola;
- Oficial de Ligação junto da NATO (DELNATO 3), na Missão Militar junto da NATO e EU (MILREP), em Bruxelas, na Bélgica;
- Chefe da Repartição de Comunicações na Direção de Comunicações e Sistemas de Informação do EMGFA;
- Comandante do Regimento de Transmissões, no Porto;
- Chefe do Gabinete do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército.

Passagem de testemunho