Este espaço surge na sequência de uma primeira iniciativa levada a efeito pela CHT (Comissão da História das Transmissões) que teve como objetivo produzir um livro com a síntese histórica dos factos e documentos recolhidos desde a Guerra Peninsular ao 25 de Abril, publicado em 2008. A esse primeiro livro seguiu-se a publicação de um segundo, comemorativo do bicentenário do Corpo Telegráfico, publicado em 2010.
Em 13 de Novembro de 2011, a CHT arrancou com a publicação do blogue História das Transmissões Militares; já lá vão mais de uma dezena de anos e tivemos até Fevereiro de 2024 cerca de 490 mil visitas de 152 países dos quais cerca de 59% de Portugal e 19% do Brasil! Em Junho de 2022, a CHT considerou que o blogue precisava de ajustamentos e atualizações na sua arquitectura da informação, designadamente nos seus sistemas de navegação, de rotulagem, de busca e de capacidade de armazenamento, tendo como foco os desejos e as necessidades informacionais quer dos seus colaboradores quer dos seus leitores. A nova versão ficará pronta em Março de 2024.
OBJECTIVO do SITE/ BLOGUE da CHT
Ser um Site Gratuito de informação sobre a História das Transmissões Militares, sobre as inovações neste domínio, sobre o nosso património material e o património intangível.
Ser uma Partilha do Conhecimento sobre o Engenho e a Ciência no domínio técnico das comunicações, sistemas de informação e segurança de defesa e o seu emprego operacional pelos militares de Transmissões no âmbito das suas missões, assim como divulgar publicações, apresentações e “papers” académicos com interesse para as Transmissões Militares.
Ser um Ponto de Encontro Virtual dos militares de Transmissões no ativo, reserva e reforma, civis que cumpriram o serviço militar nas Transmissões, assim como dos técnicos de entidades públicas ou privadas que colaboraram tecnologicamente com as Transmissões Militares, e de todos os interessados pela memória e conhecimento das Transmissões.
Com esta renovação do site/blog, pretende-se que o registo da História das Transmissões Militares continue a ser divulgada em formato digital e possa refletir outras óticas de apreciação, mas que integre a informação e uma narrativa dos factos o mais fielmente possível.
Pretende-se também reunir informação sobre todo o material utilizado pelas Transmissões na rubrica de Museologia, assim como um Arquivo que se interligue com outras entidades com acervo histórico sobre as Transmissões Militares.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAR O SEU POST
– Envie postagens de blog de conteúdo original com textos, se possível, entre 400 a 800 palavras; Naturalmente, os posts podem transcrever ou referenciar conteúdo externo se for feito de forma editorial, não promocional. Se os textos ultrapassarem as 800 palavras (cerca de duas folhas A4), publique no post uma súmula e anexe o documento num ficheiro.
– Inclua fotografias e ilustrações, mas certifique-se de que as imagens sejam de domínio público ou que tenha permissão para usar com o blog; credite corretamente todas as imagens.
– A CHT reserva-se o direito de editar postagens para maior clareza e estilo ou recusar a publicação de uma postagem a seu critério.
ALERTA
Se algum dia foi ou é militar de Transmissões (oficial, sargento ou praça, miliciano, contratado ou do quadro permanente) leia e participe com comentários aos postes, ou envie-nos memórias de tipo narrativo, documentos, fotografias enquadrados nos objetivos do Site/Blogue do CHT. Contacte-nos para historiadastransmissoesmil@gmail.com