No decorrer da Grande Guerra, entre 1916 e 17, surgiram em Portugal alguns movimentos femininos de apoio aos combatentes, de que se destacaram o movimento A cruzada e o movimento das Madrinhas de Guerra, que procuraram apoiar e animar os soldados através de serviços de enfermagem, mas também do envio de cartas, alimentos e pequenos presentes, incluindo instrumentos musicais. As Madrinhas de guerra, cuja principal impulsionadora foi Sofia de Mello Breyner (1875-1948), era constituído geralmente por jovens mulheres, que procuravam, por vezes em resposta a anúncios publicados pelos militares nos jornais da época, animar os dias das trincheiras, através do envio de correspondência, muitas vezes sob a forma dos famosos lenços de Viana.
O MGen João Afonso Bento Soares, oriundo da Arma de Tm, fez-nos chegar um muito curioso artº publicado na revista “Combatente” de Junho 2011. É um apontamento precioso, enviado à revista por um seu irmão, Francisco José Bento Soares, que foi Ten. Mil. Médico em Angola e que transcreve uma deliciosa carta de um combatente na Flandres à sua então madrinha de guerra, futura mãe de ambos.
De 1961 a 1974 as Madrinhas de guerra voltaram a ter um importante papel de apoio aos militares em campanha durante os 13 anos de guerra no antigo Ultramar.
“As Madrinhas de guerra, cuja principal impulsionadora foi Sofia de Mello Breyner (1875-1948)” – posso saber onde conseguiu recolher esta informação, por favor?
Ficaria grata.
Leonor
Ex.ma Sra
Trata-se de Sophia de Carvalho Burnay, condessa de Mafra, uma das fundadoras da “Assistência das portuguesas às vitimas da guerra” que tentaram sem sucesso fundar uma Escola de Enfermeiras de Guerra e mais tarde criaram as Madrinhas de Guerra. Casada com o médico da casa real Tomás de Mello Breyner, de quem adotou os apelidos, foi depois a principal impulsionadora das MG. Tive o cuidado de referir as datas de nascimento e morte, para evitar confusão com a poetisa. Há diversos livros e textos sobre o assunto, mas pode, por ex., consultar as páginas 106 a 108 e 478 a 480 do seguinte texto: http://cid.cig.gov.pt/Nyron/Library/Catalog/winlibimg.aspx?skey=0E20B9FDAD87420E916AF496F64A680C&doc=95065&img=139416
Com os melhores cumprimentos,
J M Canavilhas
Muitíssimo obrigada! Não conhecia o dicionário.
Com os melhores cumprimentos,
Leonor Sousa