No âmbito das Comemorações anuais da Arma de Transmissões, decorreu em 05 de junho, na Direção de História e Cultura Militar do Exército, sediada no Campo de Santa Clara em Lisboa, a apresentação do livro As Transmissões na Grande Guerra – Relatório do capitão Soares Branco, tendo o evento sido presidido pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Paulo Emanuel Maia Pereira.
O livro é da autoria do Coronel de Artilharia Aniceto Afonso, licenciado em História e mestre em História Contemporânea de Portugal pela Faculdade de Letras de Lisboa, ilustre coordenador científico da Comissão da História das Transmissões.
Inicialmente esteve previsto o seu lançamento em março de 2020, na cidade do Porto, aquando da comemoração dos 50 anos da Arma de Transmissões. No entanto, tal não viria a ser possível devido ao surgimento da pandemia de covid-19 nessa altura.
O livro baseia-se no Relatório do capitão de engenharia Carlos Soares Branco, chefe do Serviço Telegráfico do Corpo Expedicionário Português (CEP), que combateu em França no âmbito da Grande Guerra, nos anos 1917-1918. Esse Relatório transmite-nos um testemunho único, acompanhando quase dia a dia os trabalhos, opções, dificuldades e atuação do Serviço Telegráfico do CEP, antecessor da Arma de Transmissões, que no fim do conflito foi alvo de justas distinções, confirmando o esforço, a dedicação e o sacrifício de muitos dos seus elementos. Aceder à dissertação do autor, Coronel Aniceto Afonso.
O livro está á venda, entre outros locais, na Liga dos Combatentes por 15€.
https://www.ligacombatentes.org/produto/as-transmissoes-na-grande-guerra-relatorio-do-capitao-soares-branco/