Na próxima quarta-feira, dia 24 de Abril, pelas 21:00, a RTP Memória irá apresentar um filme-documentário realizado por António Pedro de Vasconcelos sobre a participação das Tm no 25A, em particular o lançamento de um cabo, de forma clandestina, que permitiu ligações telefónicas com o comando do MFA no Regimento de Engenharia da Pontinha e que se constituiu como a primeira operação militar do 25A, já descrita e referida neste blogue (ver aqui).

Em tempo:
Se não teve oportunidade de assistir ao programa, pode vê-lo na RTP Play  clicando aqui.

2 comentários em “A voz e os ouvidos do MFA

  1. Este filme de António Pedro de Vasconcelos, pela sua temática, parece.me ser de visionamento obrigatório por parte da Comissão da CHT.
    Aproveito para informar que no dia 22 de Abril, a Antena 2, no seu programa “Quinta Essência “, transmitiu uma entrevista do general Garcia dos Santos que também considero a não perder. Só hoje , através de um familiar, tive conhecimento da entrevista. O programa está na net em Quinta Essência de 22 Abr 2017 – RTP Play – RTP
    http://www.rtp.pt

  2. No decorrer do documentário, é referido pelo ex-Furriel Cedoura, que antes do lançamento do cabo de cinco pares, o RE1 era servido através de um traçado, com origem na EPAM, que atravessava a Calçada da Carriche percorrendo depois uns terrenos agrícolas até essa unidade.

    Se a memoria não me atraiçoa, tratava-se de uma linha simples de dois condutores em cobre, que seguindo parte do trajecto da antiga estrada militar, rasava os antigos paióis do Vale do Forno, contudo sem ligação a estes.

    Seria interessante conhecer esta antiga rede telefónica baseada nos antigos circuitos bifilares, rede essa provavelmente de comutação manual ou de ligações ponto a ponto.

    Com um grande agradecimento pelo vosso trabalho,

    Cumprimentos,
    Paulo Fernandes

Os comentários estão encerrados.