Hoje, dia 24 de Abril, pelas 23:30, a RTP apresenta o documentário “Quando a Tropa mandou na RTP”, da autoria do jornalista e professor universitário dr. Jacinto Godinho (Grande Prémio Gazeta 2006, atribuído pelos três trabalhos da série “Ei-los que partem – História da Emigração Portuguesa”).

Da equipa militar que durante algum tempo chefiou a RTP, a convite do então presidente, TCor Ramalho Eanes e depois, sucessivamente, tendo como presidentes o TCor Tavares Galhardo e o Cor Manuel Pedroso Marques, fizeram parte, em funções técnicas na Direção Técnica, os seguintes militares de Tm: TCor Engº Tm José Saraiva Mendes, Cap Engº Tm José Manuel Pinto de Castro, Cap Engº Tm João José Simões Roque e Cap Engº Tm José Manuel Canavilhas.

Sinopse:

QUANDO A TROPA MANDOU NA RTP

O único canal existente em Portugal era acusado de ser uma ferramenta ideológica do Regime do Estado Novo. A RTP era uma estação governamentalizada q usava a informação para fins de propaganda e manutenção do regime. No dia 25 de Abril a RTP foi considerada um dos alvos prioritários do Movimento dos Capitães. O sucesso da Revolução passava pela ocupação da RTP. Ao fim de dois dias a força da EPAM que ocupou os estúdios da Emissora Televisiva abandonou as instalações mas os militares não abandonaram a RTP. Entre 1974 e 1977 a RTP foi liderada por militares. Numa primeira fase para controlarem e evitarem a partidarização da emissão e da informação. Depois do 11 de Março foram os próprios militares que, escolhidos pelas várias facções políticas em confronto no PREC, serviram de muleta para os interesses dos vários partidos. A RTP teve, caso raro em Portugal e no mundo, oficiais do exército a exercer funções de Director de Informação. A RTP passou de ser uma televisão ao serviço da ditadura para ser uma televisão ao serviço da Revolução. Por ser o órgão de comunicação social mais importante do país foi nesse período alvo de uma feroz batalha pelo seu controlo administrativo e pelo controlo da informação. A RTP foi o próprio Período Revolucionário em Curso.

Um programa de Jacinto Godinho
Imagem: Carlos Oliveira
Edição: António Nunes

Em tempo:
Se não teve oportunidade de assistir ao programa, pode vê-lo clicando aqui.

2 comentários em “Quando a Tropa mandou na RTP

  1. Trata-se de um programa a não perder, tanto mais que é da autoria do distinto jornalista Jacinto Godinho, colega de curso da minha filha Rosa, e que vem preencher uma lacuna, pois a história da actuação de elementos de Transmissões nas diversas intervenções que teve, durante o PREC está por fazer.
    Julgo que este programa não poderá deixar também de ser objecto de atenção no próxima reunião e almoço da CHT.

  2. Gostei. São importantes as recordações destes momentos testemunhadas por quem os viveu. Cruz Fernandes

Os comentários estão encerrados.