A convite do meu irmão João realizei em Coimbra uma palestra (pode ser consultada no menu Palestras, ou ver aqui), no âmbito das “Lojas de Saber” que criou em 2012.

Conf PL CoimbraA palestra foi destinada a divulgar o tema a uma assistência muito menos preparada para o tema que os visitantes deste Blogue, que nele dispõem de um vasto conjunto de textos esclarecedores.

A maior parte da palestra é, assim, matéria já tratada no Blogue.

No entanto, houve alguns elementos novos que introduzi, uns resultantes da reflexão que fiz na preparação da conferência, outros da colaboração amiga e interessada que tive, em especial de alguns elementos da CHT e que muito agradeço.

Dos elementos novos que introduzi em relação à matéria até aqui tratada no Blogue e que poderão ter interesse para os visitantes deste Blogue destaco os seguintes:

  • A apresentação das Almenaras e dos sistemas óticos usados pela Marinha como “inspiradores” do sistema ótico criado por Chappe nos finais do século XVIII
  • A ideia de que o sistema de telegrafia ótica criado por Ciera e o sistema de heliógrafos implantado por Bon de Sousa constituíram um esforço nacional para acertar o passo com a Europa
  • A referência ao facto de a importância da obra de Ciera ter mérito equivalente à de outros grandes pioneiros da telegrafia ótica e ser muito menos conhecido internacionalmente.
  • A introdução do telégrafo de Ciera no Brasil por D. João VI (confirmada por investigação do coronel Costa Dias)
  • A existência do telégrafo de Ciera de três bolas (confirmada por investigação do coronel Canavilhas).

Há outra razão que torna o texto mais apelativo que é o de estar muito mais bem escrito do que eu seria capaz de fazer. Isso resulta de a minha filha Rosa, jornalista, que ouviu a palestra, se ter oferecido para rever o texto, pois o meu irmão queria uma cópia para arquivo.