Do nosso leitor sr Luís Fernando Dias recebemos mais algumas fotografias, desta feita relativas a uma exposição sobre Comunicações Militares organizada pela ZMM em 2006, acompanhadas pelos seguintes esclarecimentos:

“Em 2006, Maio/Junho, realizou-se uma exposição no Forte de São Tiago, Ilha da Madeira, sobre Comunicações Militares, promovida pela CZM Madeira. As peças expostas pertencem aos Museus da EPT do Porto e ao Museu do RT de Lisboa.”

Cartaz da exposição
Cartaz da exposição
Panorâmica da exposição
Panorâmica da exposição
BC 1000 (SCR 300), Origem US, II Guerra Mundial. Os auscultadores e microfone não pertencem a este               Tx/Rx, são de origem inglesa (P19, P22)
BC 1000 (SCR 300), origem US, II Guerra Mundial. Os auscultadores e microfone não pertencem a este Tx/Rx, são de origem inglesa (P19, P22)
WS 58 MK I, em Portugal P 58, Origem canadiana,               II Guerra Mundial
WS 58 MK I, em Portugal P 58, origem canadiana, II Guerra Mundial
Torn.Fu.b1, origem Alemanha, II Guerra Mundial. Este rádio muito utilizado pelo exército alemão foi             fornecido a Portugal, em 1944 (?)
Torn.Fu.b1, origem Alemanha, II Guerra Mundial. Este rádio, muito utilizado pelo exército alemão, foi fornecido a Portugal em 1944 (?)

1 comentário em “As fotos dos leitores (8)

  1. Na procura de elementos que pudessem acrescentar alguma coisa ao tema das exposições sobre equipamentos de transmissões militares encontrei, entre documentos que guardei, a fotocópia de uma notícia de jornal intitulada “Material de Transmissões – um século em Exposição” com texto de João Bravo e fotos de Manuel Correia, que se referia à que julgo ser a primeira exposição de equipamentos militares de Transmissões realizada em Portugal em 1977.

    (Recorda-se que o Museu das Transmissões no RT só foi inaugurado no ano seguinte).

    A exposição realizou-se no Quartel General da Região Militar Centro, em Coimbra e, segundo a notícia publicada, “mereceu a atenção e interesse não só do cidadão comum como dos estabelecimentos escolares”.

    Tinha um folheto explicativo que “dava a conhecer aspetos desconhecidos do grande público, revelando alguns pormenores históricos das transmissões do exército português”.

    Não cabendo neste comentário apresentar a resenha histórica publicada, limitar-me-ei a referir que a organização desta exposição e do folheto explicativo foram da autoria de um notável oficial de Transmissões – o TCor Expl Vilão, que tive o prazer de conhecer no BTm3, na década de 50.

    20 anos mais tarde o TCor Vilão continuava a ter a eficácia que revelou no “Glorioso BTm3”, como resulta da seguinte avaliação com que termina a notícia a que nos vimos referindo:

    “Este percurso, no tempo que se pode observar detalhadamente no Quartel General da Região Centro, constituindo, na sua simplicidade, uma autêntica lição que, de certo, muitos aproveitarão para enriquecer os seus conhecimentos. Uma iniciativa que pelo seu significado merece os mais rasgados encómios.”

Os comentários estão encerrados.