MGen Pinto de Castro
Oficial Eng.º de Transmissões, concluiu a licenciatura no IST em 1971. Comandou a Companhia de Transmissões da Brigada Mista Independente, foi Director do DGMT, Comandante do BTm 4, Chefe da 3ª Rep. da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação no EMGFA, Comandante da Zona Militar dos Açores. Exerceu funções técnicas na RTP (1974), Professor na Academia Militar, Presidente do Grupo de Trabalho de Transmissões da EUROFOR. Na EID, como delegado da Arma de Transmissões, co-responsável pelo desenvolvimento do E/R P/PRC-425. Auditor de Defesa Nacional.
As fotos da comissão na Guiné que o ex-cabo radiotelegrafista Maximiano Alves enviou e que foram publicadas no Blogue são, iondiscutivelmente um testemunho importante e de interesse para o Blogue.
Atrevo-me a solicitar que para aumnentar esse interesse sejam acrescentados algumas considerações, que desde já agradeço, relativas aos seguintes pontos:
– Quais os equipamentos rádio que se encontram nna foto?
– A escuta era feita pela CHERET? Em relação às redes do PAIGC ou das N/T para efeitos de Segurança?
– Trabalhava em grafia?
Atrevo-me a dizer que o aparelho em 1º plano é um recetor PLESSEY, modelo PR1551 e o mais afastado, um excelente recetor EDDYSTONE da série 6 ou 7.