Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:

Alguma coisa poderá está a mudar na Comissão de História, pelo menos no que respeita ao interesse pelo Arquivo da CHT, até aqui praticamente ignorado.

Tive um professor no IDN que me ensinou que “só se ama o que se conhece” o que me leva a acreditar que a pouca utilização do Arquivo, apesar da riqueza do seu conteúdo, deriva do pouco conhecimento que dele temos. Eu próprio só recentemente me tornei consultor praticante do Arquivo, como base de pesquisa para elaboração de posts para o Blogue.

Outro tanto já aconteceu com o Canavilhas cuja base para o seu post “As primeiras experiências de TSF móveis em Portugal” foi o relatório das experiências realizadas em 1909 , com aparelhos Telefunken.

No final da última reunião da CHT , depois do almoço, tive ocasião de assistir a algumas intervenções de camaradas CHT.s, na sala onde se encontra o Arquivo, que julgo com interesse divulgar pois configuram uma nova em relação ao Arquivo..

  • O Costa Dias, a solicitação do Edorindo, explicou que a “chave” da consulta do Arquivo estava no “Classificador” que no Blogue se encontra em “Páginas fixas (menus)” – Classificador da CHT”, ou então na pasta “Classificador” que se encontra ao lado das caixas do Arquivo. Sendo esta solução a que dá dados mais completos.
  • O Edorindo agradeceu e mostrou que já tinha encontrado no Arquivo um documento (penso que elaborado pelo Cruz Fernandes) que lhe interessava.
  • O Pena Madeira afirmou que, ao iniciar uma investigação considerava vantajoso que, antes de ir ao AHM, se fizesse uma pesquisa no Arquivo da CHT.

Pessoalmente julgo que a necessidade de alimentar o Blogue parece estar a dar lugar a um novo interesse pela investigação  e consequentemente, a incrementar o uso do Arquivo da CHT.