A Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM), por iniciativa do seu Presidente, major-general João Vieira Borges, criou recentemente o Galardão Mérito e Carreira, destinado a premiar os seus membros que se tenham distinguido pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento, divulgação e afirmação da História Militar nacional.
O primeiro galardão foi concedido ao coronel Aniceto Henrique Afonso, por decisão do Presidente da CPHM, ouvido o Plenário, com elevado apreço e consideração, por diploma datado de 4 de abril passado, sendo reconhecida a dedicação, labor, competência técnica e também de inspiração para as novas gerações de investigadores.

O coronel de Artilharia Aniceto Afonso é licenciado em História e fez o Mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professor da Academia Militar, diretor do Arquivo Histórico Militar e responsável pelo Arquivo da Defesa Nacional. É autor e coautor de diversos livros relacionados com a Grande Guerra e a Guerra Colonial, e outros, inclusive de poesia. É Capitão de Abril e atualmente é diretor da revista da Associação 25 de Abril, “O Referencial”.
A Comissão da História das Transmissões (CHT), constituída em 2003 por oficiais da Arma de Transmissões, através do seu Presidente, general Amadeu Garcia dos Santos, convidou o coronel Aniceto Afonso para se lhes associar como membro e coordenador técnico-científico, o que foi de imediato aceite, tendo a sua ação e saber sido de primordial importância para as atividades desenvolvidas até agora, que incluiu a publicação de livros e de artigos/post no site da CHT. Por isso, os membros da CHT congratulam-se com a merecida e honrosa distinção agora concedida pela CPHM, que comprova as suas elevadas qualidades pessoais e académicas, em prol da investigação e divulgação da História militar portuguesa. Nos artigos em destaque nesta 2.ª Quinzena de Abril, recordamos o artigo sobre a História das Tm publicado no site da CHT em 15 de Novembro de 2011.
