Há 30 anos, BTm 4 apoiou o Sistema de Comunicações utilizado durante o Período Eleitoral em Moçambique

As primeiras eleições livres que se realizaram em Moçambique foi o culminar de uma Operação de Paz (ONUMOZ) sob os auspícios da ONU, que implicou a participação de observadores internacionais que foram espalhados pelo vasto território daquele país, pelas várias assembleias de voto.

O Batalhão de Transmissões 4 apoiou o sistema de comunicações, durante o período eleitoral, de 22 a 30 de Outubro de 1994, nas províncias de Gaza e Inhambane. A intervenção concretizou-se através da monitorização dos sistemas de comunicações por rádio, bem como da manutenção dos respetivos equipamentos, pertencentes ao Sistema de Comunicações civil da ONUMOZ, instalado pelas estruturas da Polícia Civil das Nações Unidas (CivPol).

Mesa de uma Secção de Voto

Na prática, o principal objectivo do BTm4 era manter todas as equipas de observação do processo eleitoral ligadas aos seus coordenadores e estes aos controladores centrais deste ato, com equipamentos pertencentes à estrutura de comunicações civil da ONUMOZ.

Formaram-se 2 equipas do BTm4, cada uma com 10 militares especialistas de exploração de redes rádio e manutenção de equipamentos, lideradas por oficiais engenheiros da Arma de Transmissões. O desafio era grande e foi comprovado à chegada, pela falta de operacionalidade dos equipamentos e pela apatia reinante sobre este assunto revelada pelos principais intervenientes no processo eleitoral.

As equipes iniciaram a sua missão em 22 de outubro, a cinco dias da data das eleições (27 a 29 de outubro de 1994), complicando a missão de garantir que o sistema de comunicações se encontrava com a operacionalidade necessária e os utilizadores devidamente instruídos para operar os meios, sabendo-se que alguns deles iriam monitorizar este ato em áreas que envolviam algum risco.

A responsabilidade era reconhecidamente elevada, e após a missão os chefes das equipes – Capitão Tm (Eng.º) José dos Santos Rodrigues e Tenente Tm (Eng.º) Alberto Palhau – elaboraram Relatórios Finais que descrevem, detalhadamente, o modo como essa missão foi cumprida com êxito.

Relatório PROVÍNCIA DE INHAMBANE

RELATORIO-PROVINCIA-DE-INHAMBANE

Relatório PROVÍNCIA DE GAZA

RELATORIO-PROVINCIA-DE-GAZA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *