No âmbito das Jornadas Técnicas da Arma de Transmissões 2024, realizada entre 4 e 5 de Junho na Direção de Comunicações e Informação em Lisboa, teve lugar um painel sobre a formação na área das comunicações e sistemas de informação (CSI). O Tenente Tm (Eng.º) Guilherme Lourenço, Adjunto do Gabinete de Transmissões da Direção de Formação da Escola das Armas e Diretor dos Cursos de especialização de Transmissões, abordou o tema a formação de sargentos de Transmissões do Quadro Permanente cuja apresentação pode ser visionada no final deste artigo.

No final das Jornadas, foi apresentado pelo Tenente-Coronel Tm (Eng.º) Paulo Soares o resumo de pontos principais dos temas tratados que reproduzimos o que foi dito relativamente a este tema;

“Os cursos de formação de Sargentos de Transmissões (CFS TM) são ciclos de 2 anos (4 semestres) com componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho que conduzem ao Diploma de Técnico Superior Profissional (nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações).

Após a conclusão do 1.º Semestre do 1.º ano na Escola de Sargentos, a formação do CFS TM conta, para além da Escola de Armas em Mafra (EA), com o apoio dos Pólos de Formação Instituto dos Pupilos do Exército em Lisboa (IPE), do Regimento de Transmissões no Porto, da Direção de Comunicações e Informação, do Centro de Transmissões do Exército e do Centro de Guerra de Informação e Ciberespaço, estes 3 Pólos em Sapadores-Lisboa, e do Destacamento da Unidade de Apoio Geral de Material do Exército em Paço de Arcos.

Foi abordado o plano curricular das subespecialidades do curso de sargentos de Tm que se pretende estar desenhado para o desempenho diário das tarefas e das missões que lhes possam vir a ser confiadas. Foi assumido que a falta de formadores no IPE e na EA é uma dificuldade premente.

Apresentacao-JTATm-2024-A-formacao-de-Sargentos-de-TM-do-QP

Para o “download” do documento click aqui.