No âmbito das Jornadas Técnicas da Arma de Transmissões 2024, realizada entre 4 e 5 de Junho na Direção de Comunicações e Informação em Lisboa, teve lugar um painel sobre a formação na área das comunicações e sistemas de informação (CSI). O Coronel Tm (Eng,º) João Correia, chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia da Academia Militar abordou o tema a formação de oficiais de Transmissões do Quadro Permanente cuja apresentação pode ser visionada no final deste artigo.

No final das Jornadas, foi apresentado pelo Tenente-Coronel Tm (Eng.º) Paulo Soares o resumo de pontos principais dos temas tratados que reproduzimos o que foi dito relativamente a este tema;

“Soubemos que a Academia Militar é um estabelecimento de ensino superior público universitário militar que está organizado para formar futuros Oficiais do Quadro Permanente do Exército Português.

Que define como pilares fundamentais do seu desenvolvimento, o Ensino de Qualidade, a Investigação Científica, a Formação Militar e Comportamental e a Internacionalização.

Assenta os ciclos de estudos ministrados, num modelo de ensino superior militar apoiado no conceito de ciências militares, nos pilares da formação científica, técnica e tecnológica, da formação comportamental e da preparação física e formação militar.

A acreditação dos seus ciclos de estudos pela A3ES-Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, são uma garantia de qualidade e simultaneamente um constante desafio à melhoria.

O ciclo de estudos de Engenharia Eletrotécnica Militar desenvolve-se em sintonia com os ciclos de estudos de engenharia eletrotécnica e de computadores do IST-Instituto Superior Técnico, entidade com a qual a AM-Academia Militar possui um convénio, sendo que o 1.º ciclo decorre na AM, durante os primeiros 4 anos, conducente ao grau de Licenciatura e o 2.º ciclo que decorre no IST durante os 2 anos seguinte, conducente ao grau de mestre.

Para a manutenção da qualidade do projeto de ensino da AM, é fundamental a estabilização do seu corpo docente, em especial os docentes militares, sendo importante a colocação e oficiais de Transmissões, que permaneçam por períodos longos.

Foi defendida a coordenação entre a DCI e a AM na apresentação de temas para as teses de dissertação dos alunos do 2.º ano do mestrado e posterior orientação das escolhas dos alunos.”

Apresentacao-JTATm-2024-Formacao-Oficiais-QP-de-Tm

Para o “download” do documento click aqui.