Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:
Este post é dedicado ao livro “O CEP – Os Militares Sacrificados Pela Má Política”, coordenado por dois distintos professores da Academia Militar: António José Telo e o tenente-coronel de Artilharia Pedro Marquês de Sousa, e lançado recentemente (no passado dia 01 de junho, nas instalações do Palácio da Bemposta – Sala D. João IV).
O livro tem como novidade incluir na historiografia do CEP, pela primeira vez, o estudo dos arquivos ingleses, franceses, dos EUA e de alguns alemães.
Para mim, o livro constituiu uma agradável surpresa, pelo que aconselho aos leitores deste Blogue a sua leitura e reflexão, tanto mais que o livro cobre o período entre 1910 e o 9 de abril de 1918, que continua a ser objeto de estudo por parte da CHT.
A última Revista Militar[1] contém um excelente comentário a este livro, da autoria do major general Vieira Borges, cuja leitura também recomendo aos leitores deste Blogue,
Nesse comentário é referida a organização do livro, a qualidade da sua grafia, as inovações que introduz e as mensagens que transmite.
Permito-me destacar algumas observações que apresenta:
- “A obra vai marcar a historiografia portuguesa…”
- “O livro leva inevitavelmente a profunda reflexão e debate seja a nível individual ou coletivo”
- Incentiva os leitores da Revista Militar “à leitura cuidada do livro, na certeza de que nem tudo foi dito, nem escrito nem entendido – e julgo que nunca o será, pois aqui reside uma das riquezas da História.“
- Felicita os autores pela publicação da obra “que demonstra que ainda existe espaço para novas perspetivas a bem da verdade histórica.”
Para terminar ainda mais três observações pessoais:
- A primeira é o facto de estar previsto que o trabalho da equipe que realizou esta notável obra, que inclui mais de uma dezena de investigadores civis e militares dos 3 ramos das Forças Armadas, venha a prosseguir, apresentando novas publicações sobre o período que se segue ao 9 de abril (em que tenho esperanças que não sejam esquecidas as Transmissões), a frente africana, a frente interna que teve particular influência no processo e a frente naval. Como o major general Vieira Borges, faço votos para que este projeto seja realizado.
- “Esta obra é polémica, como é fatal quando se pretende dar uma explicação sobre um assunto tão importante e tão deturpado como o CEP”, afirmam os autores no final do Introdução do livro. prevendo que… ”as opiniões aqui expressas vão provocar uma reação negativa de várias entidades e pessoas”
Não conheço outro comentário a esta obra que não seja o que referimos, mas tenho também a sensação que a obra tem condições para ser uma obra marcante na história do CEP.
- Pela minha parte apenas ainda só li o capítulo I, que me entusiasmou. O livro vai ser a grande obra a ler nestas férias.
[1] Relativa a junho/julho de 2016 , que pode ser vista aqui.
Exmo Sr. General Pedroso Lima,
Como ex militar de Transmissões do Exército Português, na especialidade de Transmissões/Manutenção, no antigo Rtm de Lisboa (1º cabo 185/82) no Serviço de Feixes H ertzianos, com o Sr. Major Oliveira Dias (entretanto falecido), com o Sr. Capitão Varela, e com o Sr. Capitão Félix, (por curiosidade faço anos no dia 9 de Abril, data não muito feliz para o CEP), agradeço que me possa informar s.f.f. onde posso adquirir este livro.
Obrigado
Cumprimentos
Amilcar Delgado
Em relação à aquisição do livro (que achei muito interessante) apenas posso indicar que o comprei na FNAC no Chiado.
Exmo. Sr. General Pedroso Lima
Muito obrigado pela informação dispensada.
Vou então tentar adquirir o livro, na Fnac.
Os meus agradecimentos
Cumprimentos
Amilcar Delgado