Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:
Encontra-se em curso a remodelação da Coleção Visitável do Regimento de Transmissões, por parte da CHT, a solicitação do RTm que, evidentemente, colabora nesta remodelação.
A coleção pretende apresentar a evolução das Transmissões Permanentes do Exército, ao longo dos seus mais de dois séculos de existência que vão do Corpo Telegráfico ao
Regimento de Transmissões.
Trata-se de uma alteração significativa em relação à anterior coleção (que também abrangia as transmissões de campanha), por ter um âmbito mais restrito mas ainda por se procurarem contextualizar os equipamentos expostos em relação à sua época.
Dado que há lacunas na história das Transmissões Permanentes do Exército dificilmente colmatáveis, julga-se vantajoso publicar no Blogue textos relativos à remodelação que poderão constituir motivo de intervenção e correção por parte dos visitantes do Blogue.
Este primeiro texto, dentro de tal propósito, destina-se a justificar a forma como foi compartimentado, na Coleção Visitável, o período de mais de dois séculos de existência das Transmissões Permanentes.
O problema, em boa verdade, não se punha nem no primeiro nem no derradeiro elo da cadeia. Com efeito:
- O primeiro período pertencia indiscutivelmente ao Corpo Telegráfico (1810 – 1864). desde a sua criação em 1810 até sua extinção em 1864;
- O último período também não parecia oferecer qualquer dúvida que teria que ser ocupado pelo Regimento de Transmissões, a partir de 1977, ano da sua criação, por ser esta unidade o fruto atual de toda a evolução histórica e tecnológica.
O problema resume-se assim na compartimentação do período remanescente, ou seja, que vai de 1864 (ano da extinção do Corpo telegráfico) até 1977, o ano da criação do RTm.
Para o efeito, foram tidas em as seguintes datas de mudança:
- 17 de setembro de 1873, que representa a “restauração” das Transmissões no Exército depois da extinção do Corpo Telegráfico. É uma data ligada ao local visto que o quartel dos quatro caminhos tinha uma estação na rede telegráfica inaugurada nesse dia. Além disso a importância da data levou a que fosse escolhida para dia do Regimento de Transmissões.
- 9 de Janeiro de 1901. Foi a data da passagem do testemunho das Transmissões Permanentes para a Engenharia, como esta Arma pretendia. Foi durante anos o dia do Batalhão de Telegrafistas e da Escola Prática de Transmissões (Lisboa).
- Ano de 1951. Ano em que foi criado o Serviço de Telecomunicações Militares, que veio a permitir o poderoso desenvolvimento das telecomunicações militares que se viria a verificar na Guerra Colonial.
Deste modo a Coleção Visitável, para além de um módulo de Apresentação compreende os seguintes Módulos, que procuraremos descrever em próximos posts:
- Módulo 1 correspondente ao período de 1810 a 1864
- Módulo 2 ao período de 1873 a 1901
- Módulo 3 ao período de 1901 a 1951
- Módulo 4 de 1951 a 1977
- Módulo 5 de 1977 à atualidade